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Confira o começo da nossa série sobre o copywriting e desvende todos os mistérios desta estratégia de marketing.

Copywriting é, basicamente, toda técnica empregada no processo de produção estratégica de textos para ações de marketing com o intuito de gerar conversões e vendas. Usando de gatilhos mentais e outras estratégias de persuasão, o profissional responsável pelo desenvolvimento de textos para e-mails, sites, catálogos, anúncios, mídias digitais, blogs e outros, é chamado de copywriter.

Como surgiu o copywriting?
Apesar de ser um conceito que ganhou mais espaço no mercado nos tempos atuais, o copywriting não é um termo novo: a palavra copy ganhou sua primeira definição por volta de 1828, quando Noah Webster atribuiu à palavra um novo significado que, ao contrário da tradução literal que indica “cópia”, indica “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”.

Por muitos anos, essa definição proposta por Webster foi somente utilizada por pessoas da imprensa, como jornalistas e impressores, que chamavam de copywriter o profissional responsável por criar textos de anúncios a fim de diferenciá-lo dos outros profissionais responsáveis pela redação de notícias – os redatores.

Dessa forma, os copywriters do século XX eram também chamados de redatores publicitários e exerciam um papel muito importante, que determinou a fama e o sucesso de várias marcas. Contudo, com o crescimento da internet e o boom do marketing digital, as necessidades e demandas começaram a se modificar, exigindo do profissional copywriter uma reformulação que acabou distanciando a profissão cada vez mais da publicidade em si.

Copy vs. redação publicitária
Apesar da estratégia do copywriting ter “nascido” da redação publicitária, existem algumas características que diferenciam as técnicas de um para outro. Enquanto a redação publicitária procura criar um anúncio de venda com uma mensagem mais curta e suave, com o objetivo de redirecionamento para a venda direta, o copywriting traz consigo o que chamamos de CTA ou call to action – chamada para ação. Essa “chamada” é uma tática usada para processos de vendas mais longos e que exigem mais persuasão, como por exemplo nos casos de marketing de conteúdo, SEO e redes sociais.

Dentre as competências do copywriter, uma das mais interessantes é a versatilidade de formatos, canais e mídias com as quais o profissional pode trabalhar a fim de estender a experiência do consumidor no processo de vendas e conduzir, conversar com seu público até a conversão acontecer, de fato. Como, por exemplo:

Anúncios
Dos clássicos comerciais de TV, spots de rádio e páginas de jornais, até pop-ups, links patrocinados e conteúdos para as mídias sociais: qualquer mensagem publicitária cuja finalidade é promover produtos, ideias e serviços pode ser considerada um anúncio.

Peças publicitárias
Componentes de campanhas, podem ser de diversos formatos.

Roteiros de vídeos
Tem muita gente produzindo conteúdo em vídeo, não é mesmo? E de onde será que vêm esses textos? Obviamente, também dos profissionais copywriters.

Artigos
Textos para blogs e sites com o objetivo de gerar engajamento e atingir melhores posições nos rankings dos sites de pesquisa. Aqui, os profissionais do copy cria textos otimizados através das ferramentas de SEO.

E muito mais!
E-mails marketing, newsletter, roteiros de vendas (para telemarketing e outros), conteúdo para redes sociais e várias outras especialidades textuais fazem parte do trabalho do copywriter.


Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog, porque este é o primeiro de uma série de conteúdos e informações sobre copywriting que estão vindo por aí!

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