Antes da pandemia, se inserir no mundo digital era apenas uma opção – hoje é essencial. Entenda as vantagens e benefícios de digitalizar sua empresa.
A pandemia por coronavírus nos colocou diante de uma realidade diferente: o novo normal. E, para nos adequarmos a essa nova noção de normalidade, foram necessárias diversas adaptações em nossos hábitos cotidianos como, por exemplo, buscar outras formas de trabalhar, de se comunicar, de desfrutar dos momentos de lazer e outras.
Desde o começo do isolamento social, a internet vem desempenhando um papel cada vez mais importante e fundamental na vida das pessoas. É por meio dela que nos comunicamos com amigos e familiares, encontramos formas de entretenimento, fazemos nossas compras, supermercado e diversas outras coisas.
Obviamente, essa mudança de comportamento e de rotina promoveu mudanças também nos hábitos de consumo. Uma pesquisa feita pela Ebit/Nielsen mostrou que a pandemia de Covid-19 provocou um significativo aumento nas compras online.
Segundo a pesquisa, só no Brasil, as vendas online cresceram 47% no 1º semestre, tendo sua maior alta nos últimos 20 anos. Foram 7,3 milhões de novos consumidores aderindo ao e-commerce e, se isso não é motivo o suficiente para digitalizar a sua empresa, nós não sabemos o que é!
Por que digitalizar?
Um levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a FGV mostrou que empresas digitalizadas se endividaram menos durante a pandemia. A pesquisa avaliou negócios que não atrasaram seus compromissos e identificou um fator comum entre eles: a venda e a gestão por meio digital.
Mesmo com todos os desafios que algumas empresas mais tradicionais podem encontrar no caminho para a digitalização, é possível não só driblar os efeitos da pandemia, mas também aumentar o faturamento das empresas por meio da inserção digital.
Para quem sabe tirar proveito das tecnologias e ferramentas digitais, este é um campo repleto de novas oportunidades e possibilidades de vendas e prestação de serviços. É o que mostram as empresas digitalizadas e que tem, em seu DNA, a inovação: quem já estava na internet antes da pandemia saiu com vantagem!
Para além do motivo óbvio para digitalizar uma empresa, que é o fato de que, hoje, quase todo mundo faz compras pela internet e – sim – quase todo mundo está online, existem também outras vantagens da digitalização
A primeira delas é a mobilidade e o acesso à informação. A internet faz com que as informações sigam um fluxo muito mais simples e rápido e também evita a necessidade de ter um espaço físico no qual sempre tem que se estar presente para ter acesso a tais informações.
Além disso, a digitalização também reduz os custos e faz com que o negócio comece a ter tendências mais sustentáveis. Como por exemplo aqui, na Fly Age: desde o início da pandemia não assinamos nenhum contrato impresso/em papel, somente de forma digital.
Resumindo, a digitalização é um passo importante para as empresas, principalmente neste momento de pandemia. E, agora que você já sabe as vantagens de digitalizar a sua empresa, já pode dar o primeiro passo!