Entre em contato

Formulário





Fale conosco diretamente

  • Telefone

    (11) 9-8945-3610

  • E-mail

    contato@flyage.com.br

  • Horário de Atendimento

    Seg à Sex dás 09hs às 19hs

  • Localização

    Rua do Paraíso, 347 - Paraíso - São Paulo - CEP: 04103-000

X

Solicitação rápida

Formulário





X

Fale conosco diretamente

  • Telefone

    (11) 3864-9249

  • E-mail

    contato@flyage.com.br

  • Horário de Atendimento

    Seg à Sex dás 09hs às 19hs

  • Localização

    R. Heitor Penteado, 113 - Sumarezinho, São Paulo - SP, 05437-000

A arte de contar histórias e transmitir ideias brilhantes é uma ferramenta essencial para um bom marketing. Entenda o storytelling e como usá-lo.

Todos os dias, somos bombardeados por estímulos virtuais e informações que recebemos em sites, redes sociais, jornais, televisão. Mas, já parou para pensar sobre o que faz com que determinado conteúdo capte mais sua atenção do que outros? O storytelling é uma ferramenta de copy cujo objetivo é encantar e ficar na memória de clientes e prospects.

A internet é um campo cheio de possibilidades para colocar nossas ideias em ação. Porém de nada adianta ter ideias brilhantes se você não souber como contá-las. Contar suas ideias por meio de boas histórias é abordar o seu conteúdo de uma maneira criativa e única, mesmo que o assunto seja obsoleto ou algo de conhecimento geral.

Histórias levam pessoas a uma jornada, geram identificação, empatia, despertam emoções e nos seduzem com facilidade. Para fazer um bom storytelling é preciso exercitar sua escrita, encontrar sua voz e desenvolver suas habilidades e potenciais específicos para contar histórias que causem empatia e sejam inesquecíveis para seus leitores e potenciais clientes.

storytelling
Entendendo o storytelling
Storytelling é um termo em inglês que significa contar (telling) uma história (story). Quando falamos sobre marketing digital, ao termo atribui-se a função de contar uma história a partir da marca, produto ou serviço do qual se pretende fazer a propaganda.

Um storytelling bem feito garante a atenção do seu espectador e também a relevância do seu conteúdo. Muito mais do que uma mera contação de histórias ou narrativa, o storytelling se vale de técnicas de escrita para transmitir a informação de maneira memorável.

Existem diferentes elementos específicos que garantem um bom storytelling: personagem, ambiente, conflito, mensagem. A maneira de distribuí-los durante o enredo (começo, meio e fim) também é determinante para uma boa narrativa que faça com que o leitor estabeleça uma conexão emocional com a mensagem.

Mensagem
No processo de storytelling sempre há o intuito de transmitir uma mensagem. Assim, é preciso pensar de maneira criativa sobre qual a história e qual a mensagem a serem transmitidas e também sobre de qual forma essa mensagem será apresentada. Se sua mensagem for impactante, é muito mais possível que ela surta o efeito desejado.

Ambiente
Qualquer história ou evento precisa de um lugar para acontecer. Uma boa descrição deste ambiente pode facilitar com que o público embarque na jornada que você está propondo.

Personagem
O personagem é quem vai desenvolver a história e despertar a empatia dos leitores/espectadores. É ele quem percorre toda a jornada e passar por um conflito, que leva à transformação – e consequentemente à transmissão da mensagem.

Conflito
O conflito é, geralmente, o que desperta o interesse da audiência. O desafio que surge para o personagem é a motivação para que ele percorra toda a sua jornada e sofra uma transformação. A existência e a superação desse conflito geram identificação e despertam emoções.

Agora que você já sabe um pouco sobre o storytelling é hora de praticar. Para ser um bom storyteller é preciso deixar a criatividade solta e criar o hábito de produzir histórias com frequência!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *