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Veja o que aconteceu de importante na comunicação e no marketing em 2021.

2021, o segundo ano de pandemia por covid-19, trouxe importantes aprendizados e inúmeros desafios. Desde os modelos de trabalho até a aceleração dos processos de criação, das capacidades de se adaptar a mudanças e dos formatos de entregas, este período de instabilidade exigiu uma intensificação das competências dos profissionais das áreas de comunicação e marketing.

virada de 2021 para 2022

Aceleração digital

Enquanto estávamos todos em casa, a era do Big Data nos mostrou que os dados e suas mensurações são imprescindíveis para empreender. A expansão das possibilidades de se fazer marketing digital em um mundo de aceleração constante evidenciou ainda mais um algo que já desconfiávamos: a necessidade de operar com agilidade, em real time, acontece com mais assertividade quando as estratégias estão apoiadas na mensuração de dados.

Modelo de trabalho

Para quem, antes, achava que para se fazer publicidade era preciso estar em um espaço de trabalho bem localizado, com uma infraestrutura milionária e hiper descolada, a pandemia provou o contrário. Das poucas atividades que não foram interrompidas durante este período de crise, a propaganda e o marketing mostraram uma incrível capacidade de se adaptar à nova configuração de trabalho frente ao isolamento social, provando que para criar basta ter habilidade.

O home office pode até ter abalado, inicialmente, as dinâmicas de grupo, mas esse desafio foi logo superado e pudemos ver que a habilidade de produzir e se adaptar dos profissionais do ramo é imensa. E mais: profissionais da comunicação desenvolveram um papel ainda mais importante durante este período, pois foram responsáveis total ou parcialmente pela produção e circulação do entretenimento, notícias e também pela interação entre as marcas e seus consumidores nas redes sociais enquanto todo estavam em casa, em isolamento social.

Omnichannel

A possibilidade de comunicar através de múltiplos canais foi e ainda é um desafio e uma oportunidade, não só para as empresas, mas também para os profissionais da Comunicação. Diversas linguagens, formatos e especificidades fizeram com que os criativos ampliassem suas capacidades de comunicação e produção: do Twitter ao LinkedIn, dos Stories ao e-mail marketing, a variação de conteúdos para diferentes canais teve seu boom durante esses dois últimos anos pandêmicos, junto à ascensão das redes sociais.

Além do que aconteceu neste último ano, ainda temos muito por vir! A publicidade (assim como o marketing e a comunicação em geral) é um setor que inova e se renova a cada instante e agora, com usuários cada vez mais inseridos no ambiente digital, as oportunidades e os desafios só tendem a crescer. Vamos esperar para ver as possibilidades que o ano de 2022 nos reserva mas, enquanto isso, se quiser dar uma espiadinha nas tendências para o ano que vem, clique aqui.


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